segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vilão: o açúcar.


Todo mundo gosta de comer doce, mas poucos conseguem comer a quantidade certa, suficiente para fornecer energia para o organismo e evitar problemas.

A explicação é que o açúcar no sangue em excesso é o que faz mal, mas o consumo moderado dele não traz problemas à saúde. O consumo de carboidratos e outros alimentos, como beterraba, também aumentam o índice de açúcar no sangue, mas não causam mal algum se o aumento não for exagerado.

A questão é que a maioria dos brasileiros consome mais do que o recomendado por dia. O consumo recomendado de sacarose, ou seja, o açúcar refinado, cristal, mascavo ou light, é de, no máximo, 10% das calorias diárias. No entanto, os brasileiros consomem, em média, 14% dessas calorias.


No caso dos diabéticos, também se pode consumir a mesma quantidade de açúcar do que as pessoas sem a doença – 10% das calorias diárias. Mas aqueles com a glicemia muito alta (acima de 140 mg/dl) devem evitar o consumo de sacarose, que tem rápida absorção e favorecem os picos hiperglicêmicos.

Porem, o açúcar não está apenas nos alimentos doces: um alimento que tem açúcar, mas que é essencial para o organismo, é a fruta. A recomendação é comer 4 porções de frutas por dia e uma delas deve ser fonte de vitamina C, como é o caso da laranja.

Existem no mercado diferentes tipos de açúcar, como o refinado, mascavo, cristal, light e orgânico, porem não há diferença entre eles no quesito nutricional. Entre eles não têm variações de calorias significativas e a diferença é os processos de refino que eles passam. Assim, o açúcar mascavo  não passa pelo processo de branqueamento e refinamento, mas tem o mesmo valor calórico dos outros tipos.

Aqui vai uma rápida explicação das formas que o açúcar se apresenta:
Açúcar mascavo: açúcar petrificado, de coloração variável entre caramelo e marrom, resultado da cristalização do mel-de-engenho, e ainda com grande teor de melaço.
Açúcar demerara: açúcar granulado de coloração amarela, resultante da purgação do açúcar mascavo, e com teor de melaço em sua composição.
Açúcar cristal: com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento passa apenas por um refinamento leve, que retira 90% dos sais minerais. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal aparece com frequência em receitas de bolos e doces.
Xarope simples ou açúcar líquido: transparente e límpido, é também uma solução aquosa, usada quando é fundamental a ausência de cor, caso de bebidas claras, balas, doces e produtos farmacêuticos.
Xarope invertido: Com 1/3 de glicose, 1/3 de frutose e 1/3 de sacarose, solução aquosa com alto grau de resistência à contaminação microbiológica, que age contra a cristalização e a umidade. É utilizado em frutas em calda, sorvetes, balas e caramelos, licores, geleias, biscoitos e bebidas carbonatadas.
Açúcar refinado granulado: puro, sem corantes, sem umidade ou empedramento e com cristais bem definidos e granulometria homogênea. O açúcar refinado granulado é muito utilizado na indústria farmacêutica, em confeitos, xaropes de excepcional transparência e mistura seca em que são importantes pelo aspecto, escoamento e solubilidade.
Açúcar refinado amorfo: com baixa cor, dissolução rápida, granulometria fina e brancura excelente, o refinado amorfo é utilizado no consumo doméstico, em misturas sólidas de dissolução instantânea, bolos e confeitos, caldas transparentes e incolores.



Imaginava que tinha tanto açúcar assim, rondando a sua vida e a sua saúde? Por isso e sempre bom cuidar a ingestão de alimentos com adição de açúcar, alem do já presente no próprio alimento...
Aproveite e conheça a linha de barras de cereais sem adição de açúcar, adoçado com mel: http://www.barrasdecereal.com/

Não deixe de nos fazer uma visita aqui também  http://www.harts.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário